Sobre O PROF. IVAN JARDIM - r2ft

Ivan Jardim - Criador Método R2FT
Prof. Ivan Jardim CREF: 6683

Sou bacharel em Educação Física pela UFRGS e atuo na área há mais de 15 anos. Iniciei minha carreira como personal trainer na academia Body Tech, onde trabalhei de 2006 a 2019. Desde 2012, me especializei como clínico da dor, dedicando-me ao tratamento de dores musculares crônicas e desequilíbrios funcionais

Em 2017, fundei a R2FT, um método exclusivo de Reabilitação Neuromuscular que já ajudou mais de 2.000 pacientes a recuperar qualidade de vida. Além disso, tenho orgulho de ter capacitado mais de 200 colegas profissionais através do curso de Formação Clínica no Método R2FT, formando, até agora, quatro clínicos especializados na metodologia.

Minha missão é transformar o cuidado com a dor e o movimento em uma experiência personalizada e efetiva, elevando os padrões de intervenção na área da saúde e da educação física.

COMO TRATAR AS DORES CRÔNICAS

Nós entendemos que as dores musculares crônicas, aquelas que são chamadas de dores “inespecíficas” tem como causa primária desequilíbrios musculares.

Os desequilíbrios musculares são caracterizados por músculos com alta carga neural (“contraturados”) que reflexamente inibem outros músculos.

Nesta condição de dor e disfunção, o sistema nervoso central não consegue efetuar o controle motor, logo, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE QUE QUALQUER TIPO DE INTERVENÇÃO CINESIOTERAPEUTICA tenha sucesso. 

Antes de aplicar exercícios ou alongamentos, é necessário RESTAURAR O CONTROLE MOTOR ATRAPVES DA LIBERAÇÃO MIOFASCIAL.

Logo após a etapa da liberação miofascial, procedemos com as ativações neuromusculares que são exercícios isométricos realizados contra cargas elásticas com a finalidade de aumentar a carga neural dos músculos que se encontravam inibidos.

Ao preceder desta maneira, primeiramente realizando a liberação miofascial e depois as ativações, sessão após sessão, nós eliminamos o que causa as dores crônicas, os desequilíbrios musculares.

Professor Ivan explica o método R2FT

o que é o método r2ft

A estratégia do MÉTODO R2FT consiste em identificar e reduzir desequilíbrios musculares reduzindo a carga neural de estruturas facilitadas através de LIBERAÇÃO MIOFASCIAL ao mesmo tempo que aumenta a carga neural de músculos inibidos através de ATIVAÇÕES NEUROMUSCULARES.
O MÉTODO R2FT está ancorado nos fundamentos do controle motor e anatomia funcional apresentados por Vladmir Janda e Thomas Myers.
O MÉTODO R2FT de reabilitação neuromuscular tem seu foco na normalização da propriocepção ao contrário da visão biomecânica que visa somente o “reforço” muscular.
A metodologia R2FT de reprogramação motora, busca identificar padrões de movimento disfuncionais e a causa destas disfunções.
Ao intervir desta maneira, o profissional de educação física estará aumentando as capacidades funcionais de seus clientes ao mesmo tempo que reduz as chances de ocorrerem lesões.
red-bg.jpg

Etapas do método R2FT

red-bg.jpg
Liberação miofascial
1° Etapa: Liberação Miofascial
Ativações Isoladas
2° Etapa: Ativações Isoladas
Fortalecimento
3° Etapa: Fortalecimento

Perguntas frequentes

quais os fundamentos do método r2ft?

O MÉTODO R2FT foi desenvolvido a partir da teoria do controle motor de Vlamir Janda associado a dois modelos de anatomia funcional: os Trilhos Anatômicos de Thomas Myers e os subsistemas do “CORE”.

Para que serve o método r2ft?

O MÉTODO R2FT serve tanto para eliminar dores musculares crônicas quanto para reprogramar padrões motores disfuncionais uma vez que ambas as funções necessitam da restauração proprioceptiva que o método aplica.

red-bg.jpg

NÃO FIQUE MAIS UM DIA COM DOR, AGENDE AGORA MESMO SUA AVALIAÇÃO!

Rolar para cima